Páginas

sábado, 16 de julho de 2011

Oseias

Oseias é um dos profetas menores, o primeiro por sinal, e isto por seus escritos estarem no início do rolo dos 12 profetas menores. Ele foi um dos primeiros profetas a colocar as suas profecias na forma escrita.

Pouco se sabe do seu nascimento e morte, no entanto, sabemos que era filho de Beeri, foi contemporâneo de Ozias, Joatã, Acaz e Ezequias; possivelmente fosse nativo do Reino do Norte. Por seu livro apresentar detalhes da geografia, política, religião e sociedade, cálculos mostram que possivelmente foi chamado aos seus 20 anos, profetizou por 72 anos e morreu com 92; seu ministério aconteceu inicialmente em Samaria nos últimos dias do reinado de Jeroboão 2, mas nos últimos dias do seu ministério mudou-se para Judá.

Seu nome significa salvação, ajuda ou libertação. Foi um profeta que profetizou ao Reino do Norte. As suas responsabilidades, como profeta, foram mais do que apenas profetizar, ele viveu as suas profecias, em temor a Deus, para que o povo entendesse o que Deus sentia de uma forma aplicada. Deus mandou que ele casasse com uma mulher que lhe seria infiel – chamada Gomer. Logo, esta mulher foi infiel para com ele, e o abandonou. Quando isso aconteceu Deus mandou que ele a trouxesse de volta, e isso tudo foi para que, naturalmente,

Ocorresse uma ilustração do amor de Deus por Israel. Embora os israelitas tivessem abandonado Deus, Ele ainda os amava e os queria de volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário