Páginas

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Uma vida pela e para a fé. (Hb 4.2 Hb 11.6)




Muitos de nós não estamos vivendo pela e para a fé (Hb 10.35,38). E a nossa vida, uma vez salva por Cristo Jesus, precisa ser vivida tal como citado. Mas, não vos engane com “o que é viver pela fé”:
·         Trabalhando ou não, tenho que viver pela e para a fé;
·         Tendo família ou não, tenho que viver pela e para a fé;
·         Sendo missionário ou não, tenho que viver pela e para a fé...
Quando eu falo de viver pela e para a fé, estou me referindo às atividades de um genuíno cristão nascido de novo e regenerado pela graça de Deus para uma tão grande salvação. Tais quais:
·         Primeiro, na leitura da palavra: "Estes, porém, foram registrados para que creiais" (Jo. 20:31).
A bíblia sagrada é a palavra de Deus, não é segredo para ninguém, logo temos que ouvir Deus falar em cada palavra. Sempre Deus tem um ou vários propósitos em cada versículo, capítulo ou até mesmo livro. Temos que estudá-la de tamanha forma que sejamos irrepreensíveis no manejar a palavra da verdade. E, lembremo-nos, a leitura da bíblia deve ser feita como um ato da vida de fé é necessária atenção, reflexão e, depois disso, transformação. Não somente porque todo crente faz isso.
·          Segundo, no ouvir da pregação dos servos de Deus: "A pregação da fé" (Gl. 3:2).
Esta é interessante, pois Jesus deu-nos um exemplo bem claro, ao falar-nos sobre a parábola do semeador (Mt 13.5,20,21), quando o semeador deixou a semente cair em pedregais e logo nasceu, porque não tinha terra funda. Ou seja, este é o que ouve a palavra e logo a recebe com alegria; mas não tem raiz em si mesmo; antes é de pouca duração; e chegada a angústia e a perseguição por causa da palavra logo se ofende. Ou seja, o ouvinte gosta de ouvir e recebe, mas se não for com fé, está absolutamente reprovado, pois qualquer vento que vem destrói a edificação, pois a casa estará construída na areia.
·         Terceiro, na oração: "Peça-a, porém com fé, em nada duvidando" (Tg. 1:6).
Essa nem precisa comentar muito, pois oração sem fé é mera tolice. Jesus Cristo fez questão de dar ênfase nesta questão por várias vezes. A graça de Deus é grande de tamanha forma que Deus dá-nos a liberdade de pedirmos o que precisamos.
·         Quarto, na nossa vida diária: "Visto que andamos por fé, e não pelo que vemos" (2Co. 5:7) e "esse viver que agora tenho na carne, vivo pela fé no filho de Deus" (Gl. 2:20).
Nós sabemos que a bíblia nos orienta para uma entrega sobrenatural a Deus, de tamanho modo que tudo quanto façamos devemos fazer para a glória de Deus. E só faremos isso por meio da fé que temos em Cristo Jesus. Muitos não conseguem imaginar que Deus quer que façamos isso, pois alguns pensam que viver para Cristo é somente vir à igreja, só que vai mais além. Pois a bíblia nos orienta “quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus." Isso é muito profundo, sabe irmãos, pois Deus quer que tudo em nossas vidas seja consagrado a Ele. O negócio é sério mesmo. Deus que entreguemo-nos para Ele sem reserva.
·         Quinto, em nossa partida deste mundo: "Todos estes morreram na fé" (Hb. 11.13).
Um devoto sem fé pode morrer tão fácil "para ele não há preocupações" (Sl. 73:4). Mas isso é muito diferente do fim daquele cuja consciência, profundamente sulcada e reconhecidamente corrompida, foi aspergida com o precioso sangue de Cristo: "Observa o homem íntegro, e contempla o justo; porquanto o fim daquele homem é de paz" (Sl. 37:37) - sim, uma paz que "excede todo o entendimento". Tendo vivido a vida do justo, ele morre "a morte do justo" (Nm". 23:10).
 Enfim, a fé deve operar em todas as atividades do cristão, caso contrário Deus não será glorificado e o cristão edificado.

Mas onde está a diferença entre o crente genuíno e o que o é apenas no nome? Está em que o primeiro recebe a fé do Espírito pela sua sinceridade, e não um mero concordar intelectual com a Verdade, mas um vivo, espiritual e vital princípio no coração - uma fé que "purifica o coração” (At. 15:9), que "atua pelo amor" (Gl. 5:6), que "vence o mundo" (1Jo. 5:4). Sim, uma fé que é divinamente mantida em meio a provações por dentro e oposições por fora; uma fé que exclama "ainda que Ele me mate, nEle confiarei" (Jó 13:15).

É bem verdade que essa fé nem sempre é como é necessário. Por isso Deus chama-nos a nos prostrar diante da sua presença e clamarmos pedindo que aumente a nossa fé. E é assim para que quando ler a Palavra o cristão seja capaz de apossar-se das suas preciosas promessas; quando prostrar-se diante do trono da graça, ele seja capaz de lançar o seu fardo sobre o Senhor; que quando ele levantar-se para seus deveres temporais, seja capaz de apoiar-se nos braços eternos; e quando ele for chamado a passar pelo vale da sombra da morte, clame triunfantemente: "não temerei mal nenhum, porque Tu estás comigo". "Senhor aumenta-nos a fé".

Se não exerce a sua religiosidade por meio da fé, estás reprovado (a), mas se queres ser pessoas de fé. Peça-a Deus, que Deus sem nenhuma reserva omitirá fé para quem, sinceramente, o pede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário