Páginas

sábado, 17 de setembro de 2011

Ageu

Ageu é um dos 12 profetas menores, o décimo por sinal, por seus escritos estarem na décima posição no rolo dos 12 profetas menores. É considerado profeta menor por seu livro ser pequeno. Este livro não tem título, e conta apenas dois capítulos. Fala do profeta na 3º pessoa o que supõe um grande trabalho redacional.

Seu nome significa minha festa ou meu aniversário. Foi contemporâneo de Zacarias, pertencente ao último período do protestantismo, correspondente ao período pós-exílio dos Judeus na Babilônia. Segundo a teologia católica as suas exortações datam de Agosto e Setembro de 520 a.C., cerca de 17 anos depois dos Judeus do exílio.

As más condições econômicas, a divisão entre os residentes e os repatriados e as situações gerais da pobreza tinham conduzido o povo a uma situação de desânimo. Tal profeta atribuiu esta situação à falta de piedade que se manifesta no pouco interesse pela reconstrução do templo de Jerusalém. Os trabalhos de construção, pelo contrário, significariam o renascer da verdadeira piedade e despertaria a benevolência do Senhor com a conseqüente melhoria de situação.

Ao lado desta finalidade imediata e material aparece outra, não menos material mais de horizontes mais amplos: reconstruir o templo significa renovar a esperança nas grandes promessas escatológicas, no futuro maravilhoso que o Senhor tem preparado para o seu povo. Este futuro também tem a ver com as outras nações: convencidas ou derrotadas hão-de afluir a Jerusalém com as suas riquezas; Israel conseguirá vencer, conduzido pelo seu Messias davídico, recebendo como dom a paz; o grande dia virá acompanhado de grandes convulsões cósmicas. Zorobabel e a sua obra são a antecipação desta promessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário