Páginas

sábado, 17 de setembro de 2011

Malaquias


Malaquias é um dos 12 profetas menores, o décimo segundo por sinal, e isto por este estar na décima segunda posição no rolo dos 12 profetas menores.

Este é um livro profético, que não faz descrição , que mostra a necessidade de reforma antes da vinda do Senhor. Este foi contemporâneo de Esdras e Neemias, no período após o exílio do povo judeu na Babilônia em que os muros de Jerusalém já tinham sido reconstruídos em 445 a.C., sendo, então, necessário conduzir os israelitas da apatia religiosa aos princípios da lei mosaica.

Depois de uma introdução, em que se fala da eleição de Israel, seguem-se alusões às faltas cometidas a aliança de Levi pelos sacerdotes e pelos fiéis, aludindo-se a um culto universal. Vem, depois, uma séries de queixas contra os casamentos e os divórcios. Em seguida o profeta do Senhor a purificação do sacerdócio. As dificuldades que os israelitas experimentam quando estes voltarem a cumprir os seus deveres cultuais. No dia do Senhor os bons serão recompensados e os maus serão castigados. Um apêndice observa à observância da lei de Moisés e refere uma futura vinda do profeta Elias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário