Páginas

sábado, 17 de setembro de 2011

Jonas


Jonas é um dos 12 profetas menores, o quinto por sinal, por seus escritos estarem na sexta posição no rolo dos 12 profetas. Possivelmente a redação de seu livro tenha sido feita no ano de 721 a.C. Seu nome significa pomba.

Não se sabe muito da vida pessoal de Jonas, mas do pouco que se sabe podemos concluir que este era filho de Amitai; natural de Gate-Hafer no território de Zebulão, na Galileia. Segundo uma crença judaica o profeta seria filho da viúva de sarepta, o qual Elias o teria ressucitado. Sabe-se também que este profetizou logo após Elizeu, e possivelmente era seu discípulo. Jonas, quando profetizava , predisse a vitória de Jeroboão 2 sobre a Síria, e isso segundo os relatos de 2Rs 14:23-26.

As pessoas importantes no seu livro são o próprio Jonas e a população de Nínive. O seu livro narra a maneira pela qual Deus os mandou para Nínive, na Assíria, para anunciar a mensagem da sua destruição.

Os principais propósitos do livro são passar para o leitor que o amor de Deus não se limita a Israel, mas se estende a pessoas de outras nações. Lembrando que não é profecia no sentido restrito, mas é história no sentido profético. Outras linhas de raciocínio dizem que o propósito do livro é o de mostrar como deve ser a preocupação dos salvos na salvação dos outros, e também a evidente ilustração á morte do Messias pelos nossos pecados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário