Páginas

sábado, 17 de setembro de 2011

Obadias


Obadias é um dos profetas menores, o quarto por sinal, por seus escritos estarem na quarta posição no rolo dos 12 profetas menores. Por seu livro ser pequeno, contendo apenas 21 versículos, este ficou caracterizado como um dos 12 profetas menores. Seu nome significa servo de Iavé ou adorador de Iavé.

Se sabe pouco da vida pessoal de Obadias, sobretudo pelo pouco que se sabe é provável que ele seja proveniente da tribo de Judá, mesmo que a tradição Talmúdica indique que este possa ter sido edomita, tornando-se prosélito, ou seja, que se converteu à religião de Moisés.

As profecias registradas neste livro foram feitas em Judá (Reino do Sul). O propósito destas foram o de anunciar a destruição de Edom e também para mostrar que Deus julga aqueles que fazem mal ao seu povo. As pessoas importantes neste livro são Obadias e os Edomitas.

Neste livro Obadias anuncia a destruição de Edom, tendo em vista que o contexto justifica tal ato de Deus, mostrando que, eles não somente se alegraram com a derrota dos israelitas para os babilônios em 586 a.C., mas também ajudaram os inimigos e aproveitaram a oportunidade para saquear Jerusalém. Por causa desses pecados os edomitas seriam castigados e derrotados junto com os outros povos que eram inimigos do povo de Deus. Israel, porém, voltaria a ser próspero e poderoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário