Páginas

sábado, 17 de setembro de 2011

Miquéias


Miquéias é um dos profetas menores, o sexto por sinal, e isto por seus escritos estarem na sexta posição no rolo dos 12 profetas, depois de Jonas e antes de Naum. O livro é composto por apenas sete capítulos, daí se entende porque é considerado um profeta menor.

Pouco se sabe sobre a sua vida pessoal, mas alguns eruditos estudaram algumas coisas, tais quais: Ele era proveniente do Reino do Sul, mais precisamente na sua vila natal Norresete-Gate à 35 km do sul deJerusalém.

Seu nome significa quem é como Iavé. Ele profetizou nos dias de Jotão, Acaz e Ezequias. Viveu no mesmo tempo que Isaias e Oseias. Ele, mesmo sendo diferente Dos outros profetas menores, profetizou tanto para o Reino do Sul (Judá), quanto ao Reino do Norte (Israel). E as suas profecias foram dirigidas às elites econômicas de ambos os reinos.

Em suas profecias predisse que as 10 tribos seriam derrotadas, como também a destruição de toda a Jerusalém. Entre suas profecias a mais importante é a que se refere a vinda do Messias, que nasceria de mãe virgem na cidade de Belém.

Vendo que Judá corria o mesmo perigo de o mesmo castigo, Miquéias mostra que Deus odeia a idolatria, a injustiça, a corrupção e o ritualismo religioso vazio. Contudo ele afirma que Deus não só castiga, como também tem prazer em perdoar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário